Confira uma lista de destinos ideais para serem explorados sobre duas rodas.
Algumas cidades são melhores para se passear de bicicleta do que outras, seja pelo relevo, pela cultura local ou pelo investimento em políticas de incentivo ao ciclismo. Existe, inclusive, uma lista liberada a cada dois anos pela Copenhagenize Design Company, uma empresa de urbanismo dinamarquesa, que avalia cidades bike-friendly de acordo com 14 fatores, dentre eles os citados acima
E há melhor forma de explorar uma cidade do que de bicicleta? É saudável, mais rápido do que andar e melhor para apreciar a paisagem do que de metrô, que muitas vezes é subterrâneo, por exemplo. Sem falar que você pode parar onde quiser, estacionar sua bike em algum dos diversos lugares específicos para isso espalhados pelas ruas e tomar um bom café a qualquer momento.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 das melhores cidades ao redor do mundo para percorrer de bicicleta - considerando praticidade, incentivo e segurança. Confira:
Copenhague, Dinamarca
A capital da Dinamarca é uma cidade de encantos - uma mistura de tradição nórdica com tendências modernistas, vida noturna e bons museus, antigas casas da Renascença dinamarquesa e fascinantes projetos arquitetonicamente ousados. Quando o assunto é bicicleta, a cidade não está para brincadeira e investe em design urbano como nenhuma outra cidade no mundo. Copenhague possui pontes exclusivas para bicicletas e pessoas e uma recém-inaugurada ciclovia que permite percorrer toda a extensão do porto principal. Para se ter uma ideia, apenas 9% dos locais usa um carro para ir para a escola ou o trabalho. Você, que vai só passear, certamente vai querer fazer como um local e pegar uma bicicleta, não é mesmo? Entre os pontos turísticos mais famosos estão os belíssimos Jardins Tivoli e a estátua da pequena sereia de bronze, baseada em um conto-de-fadas do renomado autor dinamarquês Hans Christian Andersen.
Amsterdã, Holanda
É impossível pensar em Amsterdã e não se lembrar das bicicletas que já marcam o espírito da cidade. Por muito tempo, a capital holandesa foi considerada a cidade mais bike-friendly do mundo, mas acabou sendo ultrapassada por Copenhague e Utrecht, outra cidade holandesa. Ainda assim, continua sendo uma das melhores para se explorar sobre duas rodas. A cidade é famosa por seus maravilhosos canais, seus respeitados museus, como o Rijksmuseum e o Museu Van Gogh, e outros um pouco mais inusitados, como o Museu do Sexo. Outros passeios imperdíveis são a Casa de Anne Frank e a Heinken Experience.
Estrasburgo, França
A França tem algumas boas cidades para se andar de bike, como Bordeaux ou a própria Paris, mas Estrasburgo já é clássica, figurando entre as melhores cidades para andar de bicicleta no mundo há muito tempo. Além disso, a cidade não tem medo de investir e está planejando até uma via expressa para bikes. Na fronteira com a Alemanha, Estrasburgo é uma mistura de cultura francesa e alemã, de história e futurismo. Entre seus principais pontos turísticos estão a gótica Cathédrale Notre-Dame, construída em 1439, e o Palais Rohan, muitas vezes chamado de Versailles em miniatura.
Malmö, Suécia
Malmö é a terceira maior cidade da Suécia e, assim como muitas cidades na Escandinávia, um lugar onde o velho e o novo se misturam. Por lá, você encontra desde um castelo e praças medievais até bairros cosmopolitas como o Västra Hamnen - e você pode explorar tudo isso de bicicleta sem problema algum. Malmö é também a cidade sueca mais próxima da Dinamarca, então você pode pegar sua bicicleta, entrar em uma balsa específica para bikes e em poucos minutos chegar a Copenhague.
Antuérpia, Bélgica
A Antuérpia é considera a cidade mais cool da Bélgica. Cheia de museus e galerias de arte, é para lá que os turistas artísticos costumam ir - e é claro que uma cidade cool precisa ser uma cidade bike-friendly. Pontes para bikes, estacionamentos e ciclovias estão espalhados por todas as partes para incentivar o uso desse meio de transporte. Entre os pontos turísticos imperdíveis está o Het Eilandje, que está se tornando o bairro mais cool da cidade mais cool da Bélgica. A antiga região portuária recebeu o MAS, um museu que muito lembra o Tate, em Londres, e começou a se desenvolver. Além disso existem os museus clássicos e a famosa praça do mercado.
Ljubljana, Eslovênia
Para quem já está cansado de ler sobre o oeste europeu, saiba que o leste também guarda suas ótimas cidades para os amantes de bicicleta. Nessa região, quem se destaca é a capital e maior cidade da Eslovênia, Ljubljana, que já chegou a ser eleita Capital Verde da Europa. Em algumas regiões é inclusive proibida a circulação de carros e o incentivo ao uso das bicicletas é alto, o que faz com que seja fácil e seguro explorá-la usando esse meio de transporte. Do imperdível Castelo de Ljubljana você pode pedalar até a fascinante e vívida Prešernov Trg, a praça mais famosa da cidade.
Tóquio, Japão
O Japão também tem a sua cota de cidades bike-friendly, a principal delas é a capital, Tóquio. Cerca de 20% das pessoas da área metropolitana de 20 milhões de habitantes utiliza bicicletas diariamente. Como a cidade cosmopolita e internacional que é, tem inúmeras opções de atrações turísticas para todos os gostos, incluindo museus incríveis, como o Museu Nacional de Tóquio ou o Museu Ghibili, e templos inacreditáveis, como o Sensō-ji.
Berlim, Alemanha
Devido ao muro de Berlim, a capital alemã passou muito tempo se desenvolvendo como duas cidades e, portanto, é um pouco difícil achar alguma coerência em sua estrutura urbana. Mesmo assim, o incentivo ao uso de bicicletas tem crescido, e, ainda que tenham muito a melhorar, as estruturas próprias para bike já elevaram a porcentagem de viajantes que utilizam esse meio de transporte diariamente para 20% em alguns bairros. A região central, num geral, possui ciclovias e estacionamentos próprios - e é nessa região que você quer ficar. Você pode ir do Checkpoint Charlie, lugar onde ficava o portão do Muro de Berlim, até o Memorial do Holocausto de bicicleta sem problemas.
Barcelona
A capital da Catalunha, na Espanha, também é um ótimo lugar para explorar de bicicleta - principalmente para quem não aguenta o clima mais frio das outras cidades da lista. São centenas de quilômetros de ciclovias e ciclofaixas para você explorar o melhor de Barcelona - e os investimos continuam, com incentivo a serviços de bicicleta compartilhada, por exemplo. Entre os pontos turísticos estão, claro, a Sagrada Família, o Parc Güell e a La Rambla. Confira um roteiro completo do que você não pode perder por lá.
Viena, Áustria
A incrível capital austríaca também tem investido no assunto e explorá-la de bike é o passeio perfeito. Viena é, inclusive, a primeira grande cidade a implantar um sistema de compartilhamento de bicicletas de carga - dá até para você carregar suas malas! A cidade tem um grande número de ruas barrocas e palácios imperiais para serem explorados, além da intensa cena artística e musical. Outra coisa imperdível é tomar o café austríaco - que figura até na lista de Patrimônios Imateriais da Humanidade da UNESCO.