Como evitar acidentes de bike?

Reginaldo Silva
By -
0
O principal que você, ciclista, precisa saber para aproveitar sua viagem sob duas rodas – sem acabar parando no hospital.
Acidentes de bike: aprenda como evitar e andar com segurança

Conheça dicas fundamentais para se proteger corretamente ao andar de bicicleta e evitar acidentes
Quem pedala regularmente sabe que acidentes de bike podem acontecer e é importante andar com segurança para evitá-los. Com algumas boas práticas, é possível reduzir drasticamente as chances de qualquer situação ruim ocorrer.

Além de pedalar com segurança, respeitando o trânsito, as outras pessoas e, principalmente, a si próprio, é sempre importante usar os equipamentos de segurança adequados para tal atividade. Assim, se o acidente for inevitável, os equipamentos evitarão qualquer machucado mais grave.

Enfim, como é possível evitar um acidente de bike? Separamos algumas dicas importantes para você aprender a circular com mais segurança pela cidade. Confira!
Quais são os equipamentos de segurança para bike?
Antes de abordamos as dicas para evitar acidentes de bike, é importante falar das proteções recomendadas para reduzir as chances de se machucar em caso de acidentes. Elas são indispensáveis para manter seu corpo protegido, portanto, é fundamental ter esses acessórios sempre equipados.

Capacete
Serve para proteger uma das principais partes do corpo, reduzindo o impacto de quedas quando a cabeça bate no chão, em um veículo ou até contra outro objeto ou pessoa. Esse item deve estar sempre bem preso na cabeça para que sua proteção se mantenha adequada.

Óculos
Com importância bem semelhante aos capacetes, os óculos ajudam a proteger a vista de insetos, poeira ou algum objeto lançado involuntariamente contra seus olhos. Assim, além de protegê-los, você não corre o risco de perder a direção da bike por ter a visão comprometida.
Luvas, joelheiras e cotoveleiras
As luvas, joelheiras e cotoveleiras vão prevenir arranhões e cortes em uma eventual queda. Por mais que esse tipo de machucado não ofereça risco à vida, é sempre importante estar bem protegido.

Retrovisores, Buzinas e faróis
Esses são acessórios importantes para quem pedala regularmente, mas também para os ciclistas ocasionais, como os que vão trabalhar de bike. Os retrovisores, buzinas e faróis fornecem uma proteção em área e ajudam a indicar que você, ciclista, está por perto. 

Dicas para evitar acidentes de bike
Agora que você já sabe como se equipar adequadamente, é hora de descobrir como evitar acidentes de bike. Portanto, siga as boas práticas que recomendamos abaixo para reduzir as chances de alguma dor de cabeça acontecer.
Mantenha a manutenção da bike em dia
O primeiro passo para evitar qualquer situação ruim é manter a manutenção da bicicleta em perfeitas condições. Freios, pneus, corrente e regulagens precisam estar funcionando conforme o esperado para, em caso de emergência, atuarem com segurança.

Cuidado com a velocidade
Além da manutenção, é sempre importante respeitar os limites de velocidade para não colocar a sua segurança em risco, bem como a de outros pedestres. Seja por conta de perder o controle ou de algum fato inesperado surgir no seu caminho, é importante ter condições de reagir rápido para evitar os acidentes de bike.

Prevenção contra acidentes de bike
Veja e seja visto
Dirigir com atenção é sempre importante ao andar de bike. Nesse ponto, manter a atenção aos arredores é importante para se livrar de situações imprevistas que coloquem sua segurança em risco.
Da mesma forma, sempre faça questão de mostrar que você está de passagem, para que pedestres, ciclistas ou veículos fiquem atentos com a sua presença. Na parte da noite, quando a visibilidade é reduzida, use sempre faróis e coletes que possibilitem que outros te vejam.

Evite manobras inesperadas
Outra questão é que, da mesma maneira, você sempre precisa sinalizar seus movimentos antecipadamente. Assim, nada de fazer manobras arriscadas, com freadas bruscas, mudanças de direções repentinas ou ações imprevisíveis perto de quem está próximo.

Respeite o trânsito
Mais um ponto importante e que muitos ciclistas ignoram é o respeito das leis de trânsito. Procure sempre respeitar a sinalização de placas, semáforos, faixas de pedestres e qualquer outra condição que possa colocar a segurança das pessoas em risco. 

Além disso, evite andar em cima de calçadas, dando preferência por ciclovias ou pelas vias. Portanto, sempre respeite as leis de trânsito e, na maioria dos casos, tudo ficará bem.
COTAR SEGURO AUTO PAY PER USE
Preze sempre pelo bom senso
Alguns acidentes de bicicleta são causados, muitas vezes, pela irresponsabilidade e falta de bom senso de ciclistas, pedestres ou motoristas. Muitas vezes, eles não fazem uma leitura correta de algumas situações e acabam agindo de forma imprudente. 

Nesse caso, é sempre importante agir com gentileza e proatividade, dando preferência para que terceiros avancem e, dessa forma, evitem acidentes. Dessa forma, além de preservar sua segurança física, você poderá mostrar para o outro que é possível construir um trânsito mais pacífico por meio de boas atitudes.

Leia também: 5 melhores aplicativos para quem anda de bike

Aprendeu a pedalar com segurança? Então, faça mais uso da bike
Seja um ciclista veterano ou iniciante, as dicas que trouxemos são importantes para cultivar um trânsito mais seguro e evitar que um acidente de bike coloque a sua segurança e de outras pessoas em risco.
São atitudes simples e que, se bem executadas, vão diminuir consideravelmente as chances de acidentes. Mas, caso aconteçam, seus equipamentos de proteção ainda estarão lá para te ajudar. Portanto, siga pra valer as dicas que trouxemos.

Dessa forma, você poderá sentir na pele os benefícios de andar de bicicleta, bem como a redução da dependência de automóveis. 

E, para te ajudar com essa mudança de comportamento, a Thinkseg criou o seguro auto Pay Per Use, onde você paga uma mensalidade baixa e alguns centavos por quilômetro rodado para proteger seu veículo. Com isso, fica mais fácil fazer a transição para meios de transporte alternativos, seja por questões de sustentabilidade ou economia. 
Assim, você pode optar por usar seu carro apenas em situações específicas, como viagens e fins de semana. Até a próxima!

blog.thinkseg.com

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)