
Continuando a série de posts sobre emergências mecânicas
e manutenção de
bicicletas, mostraremos como realizar um reparo (remendo) na câmara do pneu da
bike.
Para saber como retirar a roda envolvida, chegando até a
câmara, leia
nosso post anterior.
Você vai precisar dos instrumentos abaixo, facilmente
encontrados nas bikeshops e magazines de esporte:

Após ter acesso a câmara, a primeira coisa a fazer é identificar
o furo. O ideal é até marcá-lo de alguma forma (uma caneta, por exemplo).
Uma vez identificado o furo, você deve deixar a câmara totalmente
esticada (veja melhor no filme abaixo) utilizando o dorso da mão como
apoio. Se o furo for pequeno e ela ainda estiver ligeiramente inflada, não há
problema. Com isto, a câmara fica mais apoiada, tomando a forma do dorso da
mão.

Feito este passo, pegamos a lixa (que acompanha a maioria
dos kits de reparo de câmara disponíveis no mercado) e realizamos uma raspagem
da área do furo, para retirar qualquer tipo de impureza que possa a vir
impedir a boa fixação do remendo.

Note que uma vez fixada a câmara no dorso da mão, o ideal é
que ela não seja mais solta, para que não haja a possibilidade de “perder” de
vista a área preparada.
Em seguida, iniciamos a aplicação da cola (que
acompanha a maioria dos kits de reparo de câmara disponíveis no mercado)
utilizando o próprio corpo da embalagem da cola para a aplicação. Devemos
evitar o uso do dedo na aplicação, para que a gordura da mão não “contamine” a
área do reparo, minimizando a adesividade do remendo.

Após a aplicação, aguardamos a secagem da cola,
que pode variar de acordo com o fabricante. Uma dica é perceber através da
diminuição do “brilho” da mesma. Geralmente quando ela é aplicada ela fica
brilhante, e na medida em que sua secagem se processa ela vai ficando “opaca”.
A perda do brilho então indica o ponto de secagem ideal e a partir deste
prosseguimos com nosso reparo.
Durante esta secagem a câmara pode ser retirada da posição
em que estava, podendo “descansar” em alguma superfície plana,
evitando contato com a região do reparo.

Após a secagem da cola, utilizamos então o “remendo”
propriamente dito (que acompanha a maioria dos kits de reparo de câmara
disponíveis no mercado, e em São Paulo é chamado de “estrelinha”), normalmente
oferecido em tamanho único ou como uma peça grande cujo
tamanho é definido no momento da aplicação, ao recortar a medida que for
necessária. Este último é mais incomum, mas também presente no mercado.

Retire então a película protetora do remendo, evitando
contato com a área adesiva do mesmo. Voltamos a “enrolar” a câmara da maneira
anterior (no dorso da mão) de modo a termos o apoio da região a ser remendada e
a seguir aplicamos o remendo com a outra mão no local
previamente preparado.
Após a colocação do remendo, retire a película de proteção
superior do mesmo, passando o dedo “por cima” do remendo para evitar
imperfeições.
Agora é só encher
a câmara e o remendo está concluído. Os procedimentos de montagem
da câmara no pneu e da roda na bicicleta estão em nosso post
anterior.
Acompanhe abaixo o vídeo com o “passo-a-passo”:
Fonte: pedrabikes.com.br