Neste artigo, nós vamos abordar formas eficientes para dificultar o roubo da sua bike ao máximo. Assim, você poderá aproveitar todo o seu momento de lazer e exercícios de maneira descontraída.
Ficou interessado em saber mais? Continue a leitura!
COMPREENDENDO ALGUNS EQUIPAMENTOS
Se você anda de bicicleta com frequência, seja para pequenas ou longas distâncias, provavelmente deve ter algum tipo de equipamento responsável por manter a sua bike presa em algum lugar seguro. Um dos equipamentos de segurança mais comum para trancar a bicicleta é o cabo de aço. Normalmente, ele vem envolto de uma capa protetora de borracha, junto de uma tranca bem simples.
Apesar de essa forma ser relativamente eficaz contra roubos, pode ter o cabo facilmente cortado com alicate próprio. Além disso, há como “burlar” esse meio de segurança, já que o cabo de aço não consegue “segurar” todos os componentes da sua amada bike.
Também são muito conhecidas as trancas “U-Locks”. Elas normalmente são feitas em um material bem resistente (como ferro) e possuem uma tranca consideravelmente mais robusta do que as de cabo de aço. Danificar ou cortar esse equipamento é bem mais difícil e, por essa razão, a sua bike se torna mais segura.
Porém, mesmo utilizando as trancas U-Locks você pode ter a sua bicicleta roubada. Principalmente se não souber como trancar a sua bicicleta corretamente.
Mais uma vez, percebemos que não existe nenhum equipamento no mercado infalível (nem mesmo correntes e cadeados são à prova de falhas). Então, é preciso se precaver ainda mais, prestando atenção para não cometer erros na hora de trancar a bicicleta.
APRENDENDO A TRANCAR A BICICLETA CORRETAMENTE
No fundo, não existe uma única maneira universal e “correta” para prender a sua “magrela” em um bicicletário ou qualquer outro local da sua escolha. Porém, existe uma alternativa muito eficiente que visa a utilização de, pelo menos, dois equipamentos: as trancas U-locks e os cabos de aço.
Em vez de optar por assegurar a sua bicicleta utilizando um dispositivo de segurança em apenas um componente (como passando o cabo de aço por dentro da roda dianteira), o ideal é que você procure prender a bike em toda a sua extensão, assegurando pelo menos dois componentes.
Sendo assim, você utiliza o U-lock para prender o quadro e a roda traseira da sua bicicleta e utiliza o cabo de aço para assegurar a roda dianteira. Esse cabo de aço preferencialmente deve estar preso junto à tranca U-lock para aumentar a segurança e a dificuldade do roubo.
Como você pode ver, essa é uma opção interessante e muito viável. Certamente, será importante para que você se mantenha despreocupado.
ENTENDENDO OUTRAS MEDIDAS DE SEGURANÇA
Por mais que você siga as instruções, ainda existe a possibilidade de um ladrão conseguir furtar a sua bicicleta. Principalmente se você não tomar algumas medidas de segurança básicas e até bem conhecidas.
Uma das coisas que você não deve jamais fazer é deixar a sua bicicleta por muito tempo (como uma noite inteira) presa em um lugar deserto. Isso dá tempo o suficiente para a pessoa mal-intencionada planejar uma maneira de furtar a sua bike.
Outra medida de segurança importante é se preocupar com o local e com o número de pessoas caminhando. Lugares mais movimentados tendem a ser menos suscetíveis a roubos.
Se com todas essas ações o pior acontecer, ainda é possível usar a tecnologia a seu favor, cadastrando sua bike em um sistema que poderá emitir um alerta de roubo. Nesse caso, você tem a sua bicicleta registrada. Por meio do aplicativo, divulga para todos os usuários que foi roubado, e eles poderão avisar caso a vejam na rua ou à venda.
Agora você já sabe trancar a bicicleta e viu dicas valiosas para sua segurança! Aproveite para aprender como proteger sua bike quando estiver pedalando. Boa leitura!