Série Deore M6000 – Projetado com foco em performance e
lazer, o novo Deore M6000 é dedicado aos entusiastas do mountain bike e de
trekking, mountain bikers que usam a bicicleta para mobilidade e ciclistas de
lazer que curtem o ar livre e precisam de componentes que resistam a estradões
duros, chuva, areia e as piores condições que a natureza pode apresentar. O
grupo Shimano Deore M6000 continua como um sistema de 10 velocidades, porém,
com adição de características inovadoras para um pedal confortável, suave e
flexível de infinitas possibilidades.
O sistema de transmissão 2×10 (FC-M6000) adota o visual da
família do XTR, XT e SLX, com um pedivela incrível de 4 braços Hollowtech II e
tipo one-piece em compósito, com projeto em três opções de configuração
(38-28D, 36-26D, 34-24D). Vem ainda com uma versão alternativa de 3mm de
Q-factor, para quadros com cubo traseiro 148mm (Boost). Enquanto isso, o
pedivela de 3×10 tem um visual agressivo e único, oferecendo uma combinação de
40-30-22D para uma ampla gama de estilos de pedalada. Ambos pedivelas combinam
com um novo cassete Dyna-Sys (CS-HG500), de grande amplitude de marchas
(11-42D) de 10 velocidades, possui mais três opções de configuração:
11-36/34/32D.
Os sistemas de mudanças de marcha em combinações de 2×10 e
3×10 são feitos por um câmbio traseiro Shadow RD+ (RD-M6000-GS), que fornece
maior estabilidade e retenção da corrente. Nas trocas dianteiras, três opções
de câmbio com top, down e side swing, podem ser combinadas com cinco tipos de
opção de montagem: high (alta), low (baixa), direct mount, E-type e o novo
mid-type, para oferecer mais opções de rota do cabo de câmbio e ajudar a novas
características de montadoras de bicicletas, como por exemplo para se adequar a
suspensões traseiras e distância do pneu.
As trocas de marcha são feitas com alavancas Rapidfire Plus
(SL-M6000) com display para observação da marcha escolhida. Novos freios a
disco hidráulicos oferecem controle com manetes Servo wave de alta potência
(BL-M6000), além de pinças de freio com isolamento térmico (BR-M6000)
projetadas para acolher pastilhas de freio Ice Technologies. Os cubos
(HB-M6000/10, FH-M6000/10) completam o grupo com opção de eixo E-Thru de
100x15mm na frente e montagem centerlock para fácil e rápida instalação dos
rotores.
Novidades para componentes Non-series de MTB – A linha de
rodas foi expandida com dois novos modelos de 29″ e 27.5″ Deore XT, com opções
e-thru mais ampla. As rodas dianteiras são mais rígidas com aumento de 10mm na
largura e eixo e-thru de 110×15, enquanto as rodas traseiras são 6mm mais
amplas com eixos de 148×12. Novos eixos traseiros e-thru (AX-MT700 e AX-MT500)
são mais leves e com dimensões menores do corpo para uma folga maior com
relação ao quadro e pinças de freio.
Em termos de sistema de transmissão de marcha, um novo
cassete com gama mais ampla de 11-46D (CS-M7000) foi apresentado para
configurações de 1×11.
Em nível similar ao novo grupo Deore vem um novo pedivela
2×11 tipo two-piece de 36-26D (FC-MT600) cujos dentes da coroa possuem
tratamento anti-abrasão e trocas de marcha Dyna-Sys nas versões para Boost
(Q-factor de 3mm) e Standard, assim como um pedivela 2×10 com configuração
closer-step de 36-26D (FC-MT500).
Em combinação com o pedivela FC-MT500 vem um conjunto de
freio a disco hidráulico (BR-MT500) como uma versão non-series do Deore
BR-M6000. Novos pedais duplos SPD (PD-ED500) também vieram para oferecer uma
pedalada de ação leve, de nível Deore.
Novas opções de Sistema de marchas para Alivio, Acera e
Altus – Os ciclistas que pedalam com grupos nível Alivio (M4000) e Acera
(M3000) por trilhas e meias distâncias urbanas, possuem agora a opção de um pedivela
de velocidade 2×9, com especificação de 36-22D (FC-M4050 tipo two-piece ou
FC-M3000 tipo ponta quadrada) com linha de corrente de 3mm de tolerância para
acomodar pneus de tamanhos maiores.
Novos cassetes Hyperglide de 9 velocidades, combinação de
11-36D (CS-HG400/201-9), com trocadores de ação rápida (SL-M4010/M3010-L) e
câmbios dianteiros side swing (FD-MT400-E/D) com maior folga para pneus,
completam o grupo de componentes.
Enquanto isso, no nível do Altus (M2000) uma nova engrenagem
(9ª velocidade) MEGALITE dá total controle nesse estiloso sistema de marchas de
3×9 velocidades. O Pedivela 40-30-22D combina com um cassete maior de 11-36D
resistente à oxidação (CS-HG200-9/201-9) e um novo câmbio traseiro com
tecnologia Shadow RD fornece uma posição compacta mais protegida.
Fonte: revistaridebike.com.br